top of page

MÉTODO ESPUMOSO: CONHEÇA OS TIPOS DE MASSAS DE BOLO FOFINHAS

  • Foto do escritor: ELAINE MALFATTI
    ELAINE MALFATTI
  • 2 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de jan.


Quando pensamos em fazer um bolo recheado, pensamos logo em um Pão de Ló.

Mas você sabia que existem outros tipos de massas que ficam fofinhas, do jeito que a gente gosta?

Esta fofura é obtida porque elas tem como base ovos batidos, que formam espuma e deixam a massa cheia de ar.

Você pode se espantar, mas em algumas receitas, não entra fermento químico.

Neste caso, o crescimento do bolo se deve a fermentação mecânica do ovo batido.


Pão de Ló: massa mais conhecida por todos que amam fazer um bolinho. Encontramos muitas receitas por aí. Em geral, leva ovos, farinha e açúcar.


Gènoise: é praticamente um pão de ló que leva manteiga derretida, deixando a massa um pouco mais úmida. Além disso, tem um modo específico de preparo.


Rocambole: massa que leva farinha, ovos e açúcar um quantidades que a torna maleável. O tempo de assamento é mais curto para que não resseque a massa, dificultando o trabalho na hora de enrolar.


Chiffon: o diferencial desse bolo é o acréscimo de óleo na receita. O óleo deixa a massa úmida e fofinha. Perfeito para bolos que precisam de refrigeração.


Bolo anjo: se você tem um monte de clara de ovo sobrando na geladeira, pode usar a receita desse bolo. Mas terá que deixá-lo esfriar de ponta cabeça.


Bolacha Champagne: quando a gente quer fazer um pavê, vai logo ao mercado e compra um pacote dessa bolacha. Mas já pensou em fazê-la em casa, sem conservantes? Ela entra também nesse método espumoso de preparo.


Existem ainda algumas massas mais finas e sofisticadas chamadas Biscuit Joconde (com farinha de amêndoas) e Biscuit Dacquoise (com farinha de avelãs) que trazem textura e sabores únicos.



massas de bolo chiffon

Comentários


Contate-nos
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • e-mail
bottom of page