MÉTODO ESPUMOSO: 4 FORMAS DE FAZER BOLOS FOFOS E AERADOS
- ELAINE MALFATTI

- 18 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jan.
Como já falamos um pouquinho no post anterior, a base do método espumoso é o ovo.
Quando batido, ele incorpora ar e forma espuma. É o ar desta espuma (das claras, em especial) que se expande no forno e faz com que o bolo cresça.
A forma de bater os ovos, inteiros ou separados, pode ser feita de quatro maneiras:
Método Frio: esta técnica consiste em bater os ovos inteiros com o açúcar até formar uma espuma bem fofa e dobrar de volume. Os ingredientes secos devem ser peneirados sobre a base de ovos e incorporados alternadamente com os líquidos, quando houver.
Método Frio por separação: nesta técnica, bate-se as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo. As claras são batidas separadamente. Mistura-se os ingredientes secos peneirados e líquidos sempre de forma alternada. E, por último, incorpora-se as claras.
Método Quente: neste método, os ovos e o açúcar são misturados em banho-maria até que os grãos de açúcar se dissolvam. Coloque na batedeira e bata até o bowl esfriar. Os ingredientes secos devem ser peneirados, incorporados aos poucos e intercalados com os ingredientes líquidos.
Método Chiffon: neste, as gemas são batidas com uma parte do açúcar até formar um creme fofo. As claras são batidas separadamente com o restante do açúcar, formando um merengue. Os ingredientes secos e líquidos são incorporados na mistura de gemas e o merengue por último.
Dicas:
Deixe sempre os ingredientes em temperatura ambiente.
os ingredientes secos e, quando for acrescentar na massa, use a peneira novamente. É melhor cair uma nuvem de farinha na massa do que um amontoado pesado.
Ao bater as claras, pode acrescentar cremor de tártaro ou umas gotinhas de limão para dar elasticidade e deixá-las mais estruturadas.
Use uma espátula para incorporar os ingredientes secos e líquidos na massa e misture delicadamente, de baixo para cima.




Comentários