FOCACCIA ITALIANA: RECEITA SEM SOVA
- ELAINE MALFATTI

- 9 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
Se você está em busca de um pão fácil de fazer e incrivelmente saboroso, a focaccia é a escolha perfeita! De origem italiana, esse pão é conhecido por sua textura macia, crocância por fora e versatilidade nas coberturas. É perfeita para comer regada com um bom azeite ou como base para um delicioso sanduíche.
O preparo é fácil e não precisa sovar, apenas fazer dobras a cada 20 minutos. A hidratação desta receita é de 70%. A utilização de 1 g de fermento seco para 500 g de farinha e uma fermentação de 5 horas garantem um pão saboroso e de fácil digestão, sem a sensação de estar "estufado".
Vamos ao passo a passo!
Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
40 g de açúcar
10 g de sal
1 g de fermento biológico seco ou 3 g do fresco
40 g de azeite
350 g de água
Numa tigela, misture a farinha com a açúcar, o sal e o fermento. Depois acrescente água e, por último, o azeite.
Misture com as mãos. Vai ficar uma massa mole. Apenas misture bem, cubra com um pano limpo e seco e deixe em repouso durante os primeiros 20 minutos.
Após esse tempo, molhe as mãos e faça a primeira dobra. Pegue uma das pontas da massa, levante e leve até a outra ponta. Faça isso com os outros três lados. Cubra e deixe descansar por mais 20 minutos. Faça isso mais 4 vezes.
A partir da terceira dobra, você vai notar a massa mais lisinha.
Na última dobra, unte uma forma redonda ou retangular com manteiga e farinha e disponha a massa ocupando toda a forma. Coloque na geladeira e deixe fermentar por 2 horas, retire e deixe mais 3 horas em temperatura ambiente.
Dica:
1 - Pode deixar fermentar na geladeira durante a noite toda. No dia seguinte, deixe mais 2 horas em temperatura ambiente para fermentar e asse.
2- Se estiver sem tempo para a fermentação longa ou se estiver com muita fome, use 5 g de fermento seco ou 15 g do fresco e deixe fermentar por 2 horas.
Prepare sua cobertura!
Os ingredientes mais tradicionais para uma focaccia são alecrim fresco, azeite e sal grosso.
Mas você pode usar também tomate cereja, azeitonas, cebola, molho pesto, queijos. Use sempre de maneira simples e moderada. Afinal, a focaccia é um pão rústico e não uma pizza.
Passado o tempo, molhe os dedos e, delicadamente, faça buracos em toda a massa.
Algumas bolhas vão aparecer como resultado da fermentação: a levedura se alimenta do açúcar da massa e libera gás carbônico. É química pura!
Coloque a cobertura, regue com azeite e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus até dourar.





Comentários