top of page

Pão de Queijo Mineiro: Receita Fácil e Crocante

  • Foto do escritor: ELAINE MALFATTI
    ELAINE MALFATTI
  • 6 de jan. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 2 dias


O pão de queijo é um dos maiores símbolos da culinária brasileira, conquistando corações e paladares tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Simples e saboroso, tem um sabor único e uma textura irresistível. O pão de queijo tem raízes profundas na história do Brasil. Sua origem remonta aos tempos coloniais, no estado de Minas Gerais, onde, por influência dos colonizadores portugueses e das tradições indígenas, foi desenvolvido um tipo de pão feito com polvilho (fécula de mandioca) e queijo. Inicialmente, o pão de queijo foi criado como uma forma de aproveitar o leite e os queijos locais, e ao longo dos anos, a receita se espalhou por todo o país, com variações regionais.Quer fazer em casa? Então anota essa receita porque ela vai te surpreender.



Ingredientes:

350 g de queijo meia cura

70 g de polvilho doce

280 g de polvilho azedo

7 g de sal

35 g de manteiga

170 g de leite

2 ovos


Como Fazer:

  1. Rale o queijo e reserve.

  2. Em uma panela, coloque o leite e a manteiga para ferver.

  3. Enquanto isso, misture os polvilhos e o sal na tigela da batedeira. 

  4. Quando o leite ferver, despeje sobre os polvilhos e bata com o batedor raquete para misturar e esfriar um pouco. Também pode ser feito sem batedeira, misturando os ingredientes com uma espátula.

  5. Acrescente o queijo ralado e misture.

  6. Por último, acrescente os ovos em duas etapas e bata até homogeneizar.

  7. Faça bolinhas e acomode-as em uma assadeira untada ou com tapete de silicone.

  8. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.


Queijos que podem ser utilizados:

Além do queijo meia-cura, experimente utilizar outros queijos como provolone, mussarela, prato. Ou, ainda, misture diferentes tipos de queijo para um sabor ainda mais rico. A combinação de queijo meia cura com parmesão é maravilhosa.  


Como acrescentar sabores:

Você pode incrementar seu pão de queijo adicionando ervas aromáticas na massa. Orégano, ervas finas, salsa, cebolinha, alho poró, alecrim. Adicionar bacon e/ou calabresa fritos, presunto picado. Rechear com requeijão, com goiabada... E ainda pode passar as bolinhas em queijo parmesão parmesão ralado para dar um "tchan" especial.


Como congelar o pão de queijo:

Modele as bolinhas, coloque em uma assadeira e leve ao congelador. Depois de congelados, coloque-os em um saco ou recipiente hermético. Quando quiser assá-los, basta colocá-los diretamente no forno. Deixe congelado por, no máximo, 3 meses. Não se esqueça de anotar a data em que foi feito.


Diferença entre os polvilhos:

A diferença entre os polvilhos doce e azedo está na fermentação da mandioca.

O Polvilho Doce apenas passa por um processo de secagem e moagem, enquanto o polvilho azedo é fermentado antes de ser moído, o que resulta num sabor mais ácido.

No pão de queijo, enquanto o polvilho doce dá sabor e elasticidade, o polvilho azedo é o responsável por inflar e dar crocância.



Agora é com você! Prepare essa receita e desfrute de um delicioso pão de queijo.

Só fazer um "cafézin" pra acompanhar.

E já sabe! Se fizer, me conta!


pão de queijo mineiro

Comentários


Contate-nos
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • e-mail
bottom of page